tag:blogger.com,1999:blog-67829049553500249352023-07-17T21:52:37.002-07:00Diario (Prof Simone)Simonehttp://www.blogger.com/profile/17376986268105111327noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6782904955350024935.post-16652104011358824242012-04-19T15:41:00.001-07:002012-04-19T15:41:03.769-07:00Software Livre: Audacity na escola<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="http://www.youtube.com/embed/TprH5JezIQo?fs=1" width="480"></iframe>Simonehttp://www.blogger.com/profile/17376986268105111327noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6782904955350024935.post-59040471401520063052012-04-19T15:37:00.001-07:002012-04-19T15:37:07.216-07:00As Mídias Sociais em 2011 - Videográfico<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="http://www.youtube.com/embed/dDL31TkATYU?fs=1" width="480"></iframe>Simonehttp://www.blogger.com/profile/17376986268105111327noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6782904955350024935.post-73146728727665720682012-04-19T15:36:00.001-07:002012-04-19T15:36:15.559-07:00A Revolução das Mídias Sociais<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="http://www.youtube.com/embed/jtfiXOATClI?fs=1" width="480"></iframe>Simonehttp://www.blogger.com/profile/17376986268105111327noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6782904955350024935.post-79139947523675872592011-07-10T16:00:00.000-07:002011-07-10T16:08:10.317-07:00organelasORGANELAS CITOPLASMÁTICAS<br /><br /> <br /><br /> <br /><br />Definição: São estruturas citoplasmáticas que exercem todas as funções celulares.<br /><br />OBS: As organelas se dividem em não membranosas (Ribossomos) e membranosas (as demais).<br /><br /> <br />TABELA GERAL DAS ORGANELAS<br /> <br />1.Ribossomos<br />2.Retículo endoplasmático agranular (ou liso) e Retículo endoplasmático granuloso (ou rugoso)<br />3.Vacúolo <br />4.Complexo de Golgi ou complexo golgiense<br />5.Lisossomos<br />6.Centríolos<br />7.Peroxissomos<br />8.Mitocôndrias<br />9.Plastos<br /> <br /><br />OBS: A quantidade e o tipo de organelas depende do tipo de células e as suas funções. <br /><br /><br />1.RIBOSSOMOS<br />Definição: São formados por proteínas associadas a um tipo de ácido nucléico denominado RNAr.<br /><br />Função: síntese de proteínas.<br /><br />Local: podem ser encontrados:<br /><br />•livres no Hialoplasma formando os polissomos ou polirribossomos (Ribossomos + RNAm).<br />•aderidos ao R.E.formando o R.E.R<br />•dentro de mitocôndrias e cloroplastos. <br /> <br /><br />Características gerais:<br /><br />•Eles não são limitados por membrana e por tanto existem nos procariontes e nos eucariontes.<br />•São formados por duas sub-unidades: Uma maior e outra menor.<br /> <br />2.RETICULO ENDOPLASMÁTICO<br /><br />Tipos:<br /><br />•R. E. Agranular (liso), próximo a membrana plasmática<br />•R. E. Granular (rugoso), próximo a carioteca<br /><br />Retículo Endoplasmático Agranular (LISO)<br /><br />Definição: São formado por tubos ou canais interligados ou sistemas de membranas intra-celulares.<br /><br /><br />Funções <br /><br />•Transporte no interior da célula.<br />•Atua na desintoxicação ( metabolização de substâncias tóxicas, 90%).<br />•Síntese de lipídeos ( esteróides ).<br />•Armazena substâncias.<br /> <br />Retículo Endoplasmático Granular (RUGOSO)- <br /><br /> Definição: São formados por sistema de vesículas com ribossomos aderidos. São muito desenvolvidos nas células secretoras.<br /><br /><br />Funções <br /><br />•Responsável pela síntese de proteínas , <br />•Transporte de substâncias dentro da célula<br /> <br /><br />3.VACÚOLOS<br /> <br />Definição: Os vacúolos são estruturas de armazenamento. São organelas citoplasmáticas exclusivas das células vegetais. <br /><br /><br />Funções: <br /><br />• Preenchimento de espaço(aumento de tamanho da célula Vegetal)<br /><br />• Armazenamento(água, armazenam em seu interior íons como o Na+, carboidratos, aminoácidos e proteínas) <br /><br />• Atua na regulação hídrica (pressão osmótica) <br /><br />4. COMPLEXO GOLGIENSE OU APARELHO DE GOLGI<br /><br />Definição: É Constituído por uma série de sáculos achatados de onde brotam vesículas. <br />Funções<br /> <br /><br />•Armazena e empacota proteínas sintetizadas no R.E.G. e outras substâncias<br />•Forma o acrossomo dos espermatozóides<br />•Forma os lisossomos primários<br />•Síntese de carboidratos ( ex: lamela média e muco)<br />•Síntese de glicoproteínas e lipoproteínas<br /> <br /> <br /><br />5.LISOSSOMOS<br /><br />Características gerais:<br /><br />Os lisossomos são bolsas circundadas por típica membrana de bicamada lipídica e cheias com grande número de pequenos grânulos, que são agregados protéicos de enzimas hidrolíticas (digestivas) capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. São originados no complexo de Golgi e estão presentes em praticamente todas as células eucariontes. É encontrado em grande quantidade nas células dos poríferos e protozoários<br /><br /><br />Funções:<br /><br />Digestão intracelular<br /><br />•HETEROFAGIA - fagocitose e pinocitose<br /> <br />•AUTOFAGIA - quando a célula digere alguma de suas próprias estruturas. Ex: uma mitocôndria que não funciona direito. <br /><br />•AUTÓLISE - morte celular devido ao rompimento do lisossomo. Ex: inalação de pó de sílica (silicose) e regressão da cauda do girino.<br /> <br /><br />6.CENTRÍOLOS<br /><br />Características:<br /><br />Os centríolos são estruturas citoplasmáticas que estão presentes na maioria dos organismos eucariontes, com exceção das plantas angiospermas (frutíferas). O centríolo é um cilindro cuja parede é constituída por nove conjuntos de três microtúbulos e geralmente ocorrem aos pares nas células. <br /><br />OBS: cada centríolo é formado por 9 grupos de 3 microtúbulos protéicos.<br /><br />Funções:<br /><br />•Coordena a divisão celular (forma as astes do fuso mitótico)<br />•Origina cílios e flagelos (são centríolos modificados)<br /> <br /><br />7.PEROXISSOMOS:<br /><br /><br />Características:<br /><br /><br />São encontrados em todas as células eucarióticas e são especializados no processamento das reações oxidativas ( POSSUEM ENZIMAS OXIDÁVEIS).<br /><br />Além de conterem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, tem também grandes quantidades de enzima catalase, que converte o peróxido de hidrogênio( água oxigenada) em água e gás oxigênio.<br /><br /> <br /><br />8.MITOCÔNDRIAS<br /><br /><br />Características:<br /><br />•São organelas responsáveis pela respiração celular aeróbica produzindo 36 moléculas de ATP.<br />•Apresenta um sistema duplo de membranas com a presença de DNA (autoduplicação), RNA e ribossomos.<br />•Tem a forma de bastonetes;<br />••É o motor da célula, muito ativa nas células Musculares e Neurônios.<br />•Toda Mitocôndria é de origem materna.<br />•Possui uma matriz e uma crista.<br /> <br /><br /> <br /><br />9. PLASTOS<br /><br /> <br /><br />Definição: São organelas típicas das células vegetais com membrana dupla, com presença de DNA ,RNA E RIBOSSOMOS. <br /><br /> <br /><br />Tipos:<br /><br /> <br /><br />•LEUCOPLASTOS: São pastos que armazenam substâncias de reserva (incolores). Ex:amiloplastos (amido), oleoplastos (gordura), proteoplastos (proteínas) etc.<br /><br /> <br /><br />•CROMOPLASTOS: São plastos que possuem pigmentos. Classificam-se de acordo com a tabela abixo<br /><br />CLOROPLASTO: a fábrica de açúcar( atua na fotossíntese)<br /><br /><br />Estrutura: Envelope, tilacóides e estroma<br /><br /> •Estroma = região preenchida com material viscoso;<br /><br /> •Tilacóides = Vesículas achatadas, mergulhadas no estroma;<br /><br /> •Granum = pilha de tilacóides.<br /><br />•Grana = conjunto de todos os granumSimonehttp://www.blogger.com/profile/17376986268105111327noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6782904955350024935.post-22047148305687853202011-07-06T16:48:00.000-07:002011-07-06T16:54:21.882-07:00<OBJECT id=BLOG_video-19f7670cfeb7d65a class=BLOG_video_class width=320 height=266 contentId="19f7670cfeb7d65a"></OBJECT>Simonehttp://www.blogger.com/profile/17376986268105111327noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6782904955350024935.post-17463656045660699142011-06-12T17:49:00.000-07:002011-06-12T17:51:21.198-07:00BULLYING<br />O que o aluno poderá aprender com esta aula<br />Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.<br />Para contextualizar o assunto, o professor (a) poderá elaborar previamente pequenas cenas que expressem ações de bullying na escola. Na forma de dramatização, os alunos separados em grupos, terão que representar para toda a turma as cenas descritas pelo professor (a). Neste momento não há necessidade de apresentar o conceito "bullyng" ainda, pois o objetivo é promover uma discussão e reflexão acerca dos atos de violência, humilhação e perseguição ocorridas no cotidiano escolar. Após as apresentações, o professor (a) poderá levantar alguns questionamentos:<br />• Essas atitudes são comuns em nossa escola?<br />• Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja em sala de aula, no pátio, ou no recreio? <br />• Como isso aconteceu?<br />• Alguém já foi vítima de ações como está em nossa escola?<br /> <br />A partir deste momento o professor (a) poderá apresentar o termo BULLYING. Explicando o significado deste termo. Segue sugestão de conceituação da palavra:<br /> <br /> Para significar o conceito de Bullying o professor (a) poderá criar uma tabela no quadro negro, evidenciando todas as palavras que representam o termo Bullying:<br /> <br />Poderá solicitar ainda que os alunos completem essa tabela sugerindo termos que eles acreditam representar bullying na escola.<br />Neste momento outras questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying, o professor poderá previamente apontar algumas questões, mas é importante que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização. Abaixo algumas sugestões:<br />• O que significa Bullying?<br />• O que significa ser vítima de bullying?<br />• O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying)?<br />• O que significa ser testemunha do bullying?<br />• Quais os tipos de bullying existentes na escola?<br />• O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência?<br />• Como ajudar meus colegas e minha escola a superar este problema?Simonehttp://www.blogger.com/profile/17376986268105111327noreply@blogger.com0